A diversidade nos salvará da nossa ignorância.

Leia o texto a seguir, de Jeferson Tenório, publicado no Jornal Zero Hora:

A diversidade nos salvará da nossa ignorância.

O Perigo de uma Única História, título de uma das palestras mais assistidas do TED Talks, proferida pela escritora nigeriana Chimamanda Adichie, revela a infância da autora marcada por modelos literários europeus. E o quanto esses mesmos modelos influenciaram o seu imaginário. Chimamanda reflete sobre o risco de termos acesso apenas a uma determinada versão. No Brasil, não é diferente. Por séculos, ouvimos e lemos histórias de um único ponto de vista. No entanto, as narrativas negras, indígenas e trans, por exemplo, têm ganhado mais visibilidade nos últimos anos.

Numa leitura colonialista, a diferença sempre foi vista como um problema. Como reação, surge o discurso da igualdade. A ideia do “somos todos iguais”. No entanto, tal discurso também é problemático, pois pode promover o apagamento das identidades. Aliás, este é o sonho de um Estado colonial: chegar a uma unidade e passar por cima das individualidades. Por vezes, há uma grande pressa em se chegar ao “somos todos humanos”. Eu também tenho pressa. No entanto, não se chega no universal sem antes passar pelo particular. É no interior das relações que se luta contra o preconceito. É no particular que operamos as mudanças de mentalidade. O racismo é complexo demais e não se resolve na superfície.

Adaptado de: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/jeferson-tenorio/noticia/2020/12/a-diversidade-nos-salvara-de-nossa-arrogancia-ckiqis984001n019wwcx5mi5s.html

Após a leitura do texto de Jeferson Tenório, produza um texto dissertativo apresentando o seu ponto de vista acerca das ideias do autor. Para isso, é fundamental que sua opinião seja exposta de modo articulado, em um conjunto de ideias claras e consistentes. Ao desenvolvê-la, você pode se valer das reflexões de Tenório, de exemplos pessoais, situações presenciadas, fatos, acontecimentos, enfim, de tudo o que possa ajudá-lo a sustentar, de maneira qualificada, o texto.