A importância da música na vida das pessoas

Leia o texto motivador.

TEXTO 1

Ao ouvir a música que há tempos embalou um beijo, uma pessoa começa a chorar. Outro sente os pelos do braço arrepiar ao som de um solo do Jimmy Page. Alguém tatua nas costas uma enorme clave de sol, enquanto o seu amigo escuta em seu MP3 versos de Vinicius de Moraes e venera a Bossa Nova. Na região Norte da cidade, um adolescente descobre a música Paranoid, do Black Sabbath, ao mesmo tempo em que uma menina se imagina ao lado da Amy Winehouse. No centro de um bar, um garoto tenta imitar a voz rouca de Tom Waits, mas o público quer mesmo ouvir o novo sucesso pop do Panic At The Disco, tirando o moço sentado no sofá do local, com dreads no cabelo e na camiseta a dica de sua admiração: Peter Tosh e Bob Marley. O que essas pessoas têm em comum? Todas são influenciadas, de certa forma, pelo poder da música.

Para o professor do curso de Psicologia da FADEP, Alexandre Baiocchi, que já realizou estudos na área, a música é puramente uma mobilização sentimental. Como qualquer manifestação artística, ela influencia na vida e na formação da identidade de qualquer pessoa. O professor explica que a emoção gerada pela canção ocorre devido à implicação que ela ocasiona na psique do ser humano. Ao percebermos a música, entramos em contato com a percepção cognitiva do som. Em seguida, emocionamo-nos, pois, independente do gênero, ela tem a capacidade de mexer com os nossos sentimentos e nossas impressões afetivas.

Esses aspectos causados pela música geram nas pessoas um nivelamento de impressões, opiniões e gostos, o que se reflete na maneira como elas direcionam o seu comportamento perante a sociedade. Quando isso ocorre, a música começa a adquirir uma importância significativa na vida de qualquer um, contribuindo para a formação da personalidade e dos gostos estéticos, comenta o professor.

O poeta Mário Quintana dizia que um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente, e não a gente a ele. Isso também pode ser percebido na música. A pessoa só vai deixar que a música a conduza se, em sua letra ou melodia, estiverem presentes elementos capazes de gerar emoções. A música é emoção, salienta o professor Alexandre, citando como exemplo o hip hop, gênero que retrata em suas letras a realidade de certas classes sociais. As vivências pelas quais muitos jovens passam compõem as letras desse estilo, que rima a exclusão social, a brutalidade policial, o racismo, as drogas e o desemprego.

A música também causa nostalgia. É comum a pessoa associar certas situações e emoções como felicidade, saudade, tristeza e alegria às canções Essa emoção gerada pela música que nos faz recordar de uma pessoa toda a vez em que ouvimos a introdução de uma música demonstra como é forte a intervenção da música em nosso cotidiano.

Adaptado de: http://melodiaweb.com

Com base na leitura do texto motivador e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema a importância da música na vida das pessoas. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

A versão final do seu texto deve:

1 – conter um título na linha destinada a esse fim;

2 – ter a extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas. Segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.