A influência da tecnologia na sociedade.

UCPEL 2019

TEXTO I

UBER LANÇA SERVIÇO DE CARROS SEM MOTORISTA NOS ESTADOS UNIDOS VEÍCULOS TÊM TECNOLOGIA LASER, CÂMERAS E SENSORES
Após desagradar taxistas mundo afora, o Uber cria um serviço que promete deixar bravos seus próprios motoristas. A empresa de transporte individual lançou uma modalidade de carros que dispensam condutores, um passo que pode revolucionar o setor. A experiência será conduzida em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Uma pequena frota de veículos, que possui sensores como tecnologia laser e câmeras, sairá às ruas e estará à disposição dos clientes do Uber que optarem pelo programa de teste.

Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/09/uber-lanca-servico-de-carros-sem-motorista-nos-estadosunidos.html. Acesso em: 15 outubro 2018. Adaptado.

TEXTO II

SE VOCÊ TIVER ESTA HABILIDADE, ROBÔS NÃO VÃO ROUBAR SEU EMPREGO
Tem medo de perder seu emprego para um robô? Não se desespere, os humanos têm, sim, vantagens competitivas como as habilidades sociais. A conclusão dos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Andrew McAfee e Erik Brynjolfsson, é a de que não é a criatividade e, sim, as chamadas habilidades sociais que vão compor o papel humano no trabalho frente à inteligência artificial e machine learning. A nossa vantagem competitiva em relação às máquinas está, na verdade, intimamente ligada à nossa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe. Você já viu um robô emotivo e/ou com traquejo social? A consciência social, uma das vertentes da inteligência emocional, é justamente a habilidade de fazer a leitura dos sentimentos não só em si mesmo, mas nos outros.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/se-voce-tiver-estas-habilidades-robos-nao-vao-roubar-seu-emprego/. Acesso em: 15 outubro 2018. Adaptado.