Aquecimento global e suas consequências

TEMA: Consequências das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global

TEXTO 1

No meio do ano, um clima de filme de Natal nas serras do Sul. Uma nevasca histórica alcançou 80 municípios. Os efeitos desse frio intenso vão persistir até o verão chegar: os alimentos devem ficar ainda mais caros, pressionando a inflação e deixando a recuperação econômica mais difícil.

Foi um mês de desastres ao redor do globo. No oeste do Canadá, por exemplo, depois de a temperatura chegar a 50 graus, a floresta começou a queimar sozinha. Parte da China viu o céu desabar. Em dois dias, caiu a chuva de um ano inteiro.

Qual a causa de tantas alterações no clima? A resposta é curta: as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. O climatologista Erich Fischer, da Universidade de Zurich, na Suíça, é um dos autores do relatório do clima que será divulgado pelo painel de cientistas da ONU no dia 9 de agosto. “O futuro está mesmo nas nossas mãos. Depende da quantidade adicional de carbono que vamos botar na atmosfera e, se continuar como agora, vai esquentar muito. Vamos encarar um clima que a terra não enfrenta há milhões de anos”, alerta Fischer.

Fonte: Frio no Brasil, calor no Canadá: o que explica as temperaturas extremas ao redor do globo? – G1 (globo.com)

TEXTO 2

Julho de 2021 foi o segundo mês mais quente já registrado na Europa, e o terceiro em escala global. O sul do continente tem sido o foco deste calor extremo – na primeira semana de agosto, por exemplo, as temperaturas na Grécia atingiram o pico de 47 ºC. A Grécia e a vizinha Turquia estão em meio a uma onda de calor que pode ser a mais extrema em 30 anos, e invoca a terrível temporada de incêndios de 1987, que matou mais de 1.500, somente em território grego. Na Turquia, quase 200 incêndios distintos assolaram o país em pouco mais de uma semana. As chamas forçaram a retirada de alguns residentes e turistas na costa do Mar Egeu, por segurança. Embora a ação de incendiários ou causas naturais, como raios, sejam igualmente responsáveis pela eclosão de incêndios, o calor extremo impulsionou a intensidade dos focos e é o verdadeiro culpado pela destruição causada nas regiões atingidas. Esse é o motivo por que, até 5 de agosto, pelo menos 55% mais área foi queimada em toda a Europa do que a média dos 12 anos anteriores. Esse fato é agravado pela gestão florestal desatualizada e, às vezes, até mesmo pela superproteção das reservas naturais.

A mudança climática aumenta a frequência e a gravidade das queimadas atreladas às condições climáticas, conforme testemunhado durante os incêndios florestais sem precedentes dos últimos anos, na Austrália e na Califórnia. E, inevitavelmente, as mudanças climáticas aumentaram o risco de incêndios florestais em toda a Europa, incluindo as regiões central e norte, que não são tipicamente propensas a esse tipo de desastre

Fonte: Incêndios na Europa: Por que as florestas do continente estão queimando – uol.com.br

TEXTO 3

A onda de calor no Mediterrâneo, que viu alguns países registrarem suas temperaturas mais altas em décadas, levou à propagação de incêndios florestais no sul da Itália, com Sicília, Calábria e Puglia as regiões mais afetadas. Os bombeiros italianos disseram na quarta-feira que estiveram envolvidos em mais de 300 operações na Sicília e na Calábria ao longo de um período de 12 horas, lutando durante a noite para controlar as chamas que queimam milhares de hectares de terra. Três mortes relacionadas ao incêndio — duas na Calábria e uma na Sicília — foram notificadas pela imprensa italiana.

Na Grécia, os incêndios florestais continuam por todo o país, alimentados por ventos fortes e vegetação seca. Equipes estrangeiras estão ajudando a combater incêndios no que o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, descreveu como um “verão do pesadelo”. As mudanças climáticas aumentam o risco de clima quente e seco, que, por sua vez, tendem a alimentar incêndios florestais.

Fonte: Mudanças climáticas: a preocupante onda de calor que fez Sicília bater 48,8ºC, recorde de temperatura na Europa – (www.bbc.com)