
Ande mais de bicicleta
No dia a dia, opte por andar de bicicleta sempre que possível. Você pode fazer passeios com a família, visitar os amigos próximos, além de exercitar o corpo, o que contribui muito para a sua saúde, e economizar combustível.
Use o transporte público
Quando viável, use o transporte público para se locomover aos seus destinos. Assim, você contribui para a redução do trânsito e também para a preservação do ar.
Evite queimadas
Evite queimar folhas, papel, restos de madeira e outros resíduos. O risco do fogo se espalhar por toda a vegetação presente no local, é muito grande. Além disso, dentre os problemas mais graves das queimadas, vale destaque a grande liberação de dióxido de carbono na atmosfera, poluindo o ar que respiramos e contribuindo diretamente para o aquecimento global. Uma opção para o descarte desses materiais, são os Ecopontos que servem para fazer a coleta seletiva de lixo de várias naturezas.
Organize um grupo de carona solidária
Os veículos têm grande parcela de culpa em toda a poluição que convivemos e a melhor forma de ajudar é deixar o automóvel mais vezes na garagem. Se você conhece duas ou mais pessoas que costumam usar o carro para ir ao trabalho e moram na mesma região, por que não o compartilhar algumas vezes na semana?
Ajude na plantação de árvores
As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Sendo assim, se houver espaço em sua residência, considere a possibilidade de plantar pelo menos uma árvore de pequeno porte.
Fonte: Agência EFE e Pensamento Verde.