Como a inteligência artificial pode interferir nas nossas relações?

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

O drama Ela parte da história curiosa de um homem que se apaixona por uma máquina. Este mote foi amplamente discutido, defendido por alguns e ridicularizado por outros, desde que o diretor e roteirista Spike Jonze anunciou o projeto à imprensa. Felizmente, o filme não se esgota nesta ideia criativa. Ele retrata as novas configurações do amor de maneira geral, e consegue transformar o relacionamento entre o escritor Theodore (Joaquin Phoenix) e o sistema operacional Samantha (Scarlett Johansson) em um dos mais belos romances que o cinema construiu no século XXI.

Adaptado de: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206799/criticas-adorocinema/

TEXTO 2

O perigo da inteligência artificial para a humanidade: uma criatura feita por humanos mas independente deles poderia tratar as pessoas de forma terrível – não como inimigas, mas como seres desprezíveis.

Na ficção científica, a inteligência artificial, ou I.A., tem alguns papéis recorrentes. Costuma brilhar como a antagonista que pretende exterminar a humanidade. Esse é o propósito da Skynet, a versão militar e maligna da internet, no filme “O exterminador do futuro: gênesis”. Nos últimos meses, os perigos da I.A. vêm sendo discutidos mais seriamente, por gente brilhante como o astrofísico Stephen Hawking e o empresário Elon Musk, atuante nos setores de carros elétricos e exploração espacial. Poucos atentaram, porém, à ideia central do pensador que desencadeou a discussão. O filósofo sueco Nick Bostrom não teme que a I.A. deteste pessoas ou tente machucá-las. “Essas máquinas serão indiferentes a nós”, afirma

Adaptado de: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/04/o-perigo-da-inteligencia-artificial-para-humanidade.html

TEXTO 3

Stephen Hawking faz alerta sobre Inteligência Artificial

Lisboa – A tecnologia pode reverter alguns dos danos causados ao planeta pela industrialização e ajudar a acabar com as doenças e com a pobreza, mas a inteligência artificial (IA) precisa ser controlada, disse o físico Stephen Hawking na segunda-feira. Hawking, um cientista britânico diagnosticado com uma doença do neurônio motor aos 21 anos, disse que a tecnologia pode transformar todos os aspectos da vida, mas advertiu que a inteligência artificial representa novos desafios. Ele disse que a inteligência artificial e os robôs já estão ameaçando milhões de trabalhos – mas que essa nova revolução pode ser usada para ajudar a sociedade e para o bem do mundo, como aliviando a pobreza e doenças.

“O crescimento da IA pode ser a pior ou melhor coisa que já aconteceu para a humanidade”, disse Hawking via telepresença na noite de abertura da Cúpula da Web 2017 em Lisboa, cujo público é de cerca de 60 mil pessoas. “Nós simplesmente precisamos estar cientes dos perigos, os identificar, empregar a melhor prática e gestão possíveis e nos preparar para suas consequências com muita antecedência.”

Adaptado de: https://exame.abril.com.br/tecnologia/stephen-hawking-faz-alerta-sobre-inteligencia-artificial/

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “como a inteligência artificial pode interferir nas nossas relações?