Como incentivar o hábito de leitura no país?

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

Os reflexos do incentivo à leitura para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em Lajeado.

Os livros, para além daqueles didáticos, estão todos os dias nas atividades da escola. Boa parte dos alunos, em especial nos primeiros anos, está constantemente com uma obra a tiracolo. Nos Anos Iniciais, inclusive, é regra: um período por semana é dedicado a uma visita à biblioteca, onde cada um escolhe algo para ler durante os 50 minutos de aula – que acabam se estendendo para leituras no recreio, no caminho para casa, nos fins de semana.

Essa proximidade com os livros começa desde a Educação Infantil no Colégio Gustavo Adolfo. Com jogos e brincadeiras em que se transmite, de maneira recreativa, muito conteúdo, mesmo os estudantes mais novos ficam fascinados com as histórias trazidas. E propõe-se que eles mesmos contem, a sua maneira, essas histórias.

É que a escola passou a organizar, em 2009, um festival do livro da cidade. A empresa responsável anunciou, à época, que não iria mais se responsabilizar pelo evento, mas a instituição de ensino entendeu a importância de que aquilo continuasse. Decidiu, assim, assumir a coordenação e incentivar que praticamente todas as turmas desenvolvessem projetos voltados para o festival.

Realizado anualmente, o festival do livro do colégio reúne a comunidade escolar e atrai os moradores de Lajeado para discutir literatura. Escritores locais, regionais e até nacionais costumam marcar presença, aproximando o público dos autores de diversas obras. E, assim, todo o município vai perpetuando a iniciativa da escola de formar leitores – e até novos escritores.

Antes de passar a organizar o festival, a escola tinha 7 mil livros. Hoje, conta com 20 mil obras em seu acervo. Para direção e professores, todos só têm a ganhar com as ações de incentivo à leitura.

Adaptado de: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2019/08/os-reflexos-do-incentivo-a-leitura-para-estudantes-da-educacao-infantil-ao-ensino-medio-em-lajeado-cjzx0rjo900dh01l5krqcjlf6.html

TEXTO 2

‘Bom Sucesso’ triunfa no ibope com trama calcada na literatura

A novela enobrece o horário das 7 ao abordar com graciosidade o universo dos livros, combinando o êxito na audiência com a façanha de estimular a leitura

A sequência de Bom Sucesso, atual novela das 7 da Globo, seria só de um romantismo prosaico não fosse a audácia a que se propõe: indicar um clássico da literatura francesa de forma didática, mas graciosa, numa comédia ligeira da faixa de horário na qual jovens e donas de casa buscam, normalmente, apenas uma diversão fugaz antes do jantar. Os criadores da trama, Paulo Halm e Rosane Svartman, vão além: todos os capítulos oferecem pílulas de algum clássico da literatura, nacional ou mundial, sem cair em clichês, nem resvalar na abordagem tediosa que se costuma associar a iniciativas assim na TV aberta.

Literatura e novelas são amigas de longa data, desde adaptações de livros como Gabriela, Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado, até releituras como Êta Mundo Bom!, que bebeu do Cândido (1759), de Voltaire. Mas Bom Sucesso avança no modo de tratar da literatura em novelas. As obras são parte central da trama, que fala até da crise das livrarias. De Shakespeare a Machado de Assis, as citações são uma delícia. “Amei quando um jovem no Twitter disse que pegou na biblioteca os títulos que viu na novela”, comemora Rosane Svartman, uma das criadoras da trama. Com sua bela cruzada, Bom Sucesso faz jus ao nome.

Adaptado de: https://veja.abril.com.br/entretenimento/bom-sucesso-triunfa-no-ibope-com-trama-calcada-na-literatura/

TEXTO 3

Hábitos digitais estão ‘atrofiando’ nossa habilidade de leitura e compreensão?

A razão, segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), é que o excesso de tempo em telas – celulares e tablets, desde a infância até a vida adulta – e os hábitos digitais associados a isso estão mudando radicalmente a forma como muitos de nós processamos a informação que lemos. Segundo um livro de Wolf prestes a ser lançado no Brasil (O Cérebro no Mundo Digital – Os desafios da leitura na nossa era; ed. Contexto) e algumas pesquisas sobre o tema, o fato de lermos cada vez mais em telas, em vez de papel, e a prática cada vez mais comum de apenas “passar os olhos” superficialmente em múltiplos textos e postagens online podem estar dilapidando nossa capacidade de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso.

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema como incentivar o hábito de leitura no país, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.