Como os memes podem ser meios de promoção da criticidade?

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

As redes sociais contribuíram para que um gênero de comunicação ganhasse força na sociedade: o meme. A modalidade se baseia na associação de uma imagem e texto com o intuito de transmitir uma mensagem rápida, geralmente, com um toque de humor.

Para os professores, essas expressões de internet podem ser exploradas em sala de aula tanto como ferramenta didática quanto para se aproximar dos alunos. “O meme articula a escrita, a leitura e a reflexão. Foge das técnicas de ler puramente escolares, suscitando compreensão de múltiplas funções sociais da leitura no aluno”, opina a professora e pós-graduanda em ensino e aprendizagem de língua portuguesa, Nathalia da Cruz Peres.

Engana-se quem pensa que o meme é apenas uma piada. “Muitos trabalham com sátira ou passam longe do humor”, desmistifica o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do #MUSEUdeMEMES, Viktor Chagas. A instituição visa registrar as expressões em circulação e reunir produção científica sobre como esse fenômeno se manifesta na sociedade.“Os memes cumprem uma função política, ajudando a questionar estereótipos e a promover identificações. Exemplos foram vistos nas campanhas de internet ‘bela recatada e do lar’ e ‘black lives matters’”, destaca o pesquisador.

Adaptado de: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/memes-ajudam-a-desenvolver-interpretacao-de-texto-e-pensamento-critico/

TEXTO 2

Fábrica de memes: como brasileiros profissionalizaram criação de vídeos e fotos que bombam nas redes

A BBC Brasil entrevistou os fundadores e administradores de algumas das maiores comunidades brasileiras de criação de memes no Facebook. As páginas mais populares, que chegam a reunir mais de um milhão de integrantes, como a South America Memes (SAM), tem até mesmo equipes responsáveis por fazer um controle de conteúdo.

A intenção é filtrar as mensagens ofensivas e copiadas de outras páginas e aprovar apenas as melhores montagens. Algumas fábricas de memes – como são chamados os grupos que recebem as imagens – chegam a ser abastecidas com até 5 mil montagens diariamente.

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39402172

TEXTO 3

De acordo com os PCN (BRASIL, 1998), “a escola tem a função de tornar os cidadãos aptos para se manifestarem, linguisticamente, na vida em sociedade,” e espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem […], ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. (id., p. 33). Espera-se que o alunado consiga distinguir diversificados discursos que emanam de textos pertencentes a diferentes gêneros e, em tempos de fakenews, nós, professores, e as agências de letramento têm a responsabilidade de fornecer ferramentas teóricas e metodológicas para que isso seja possível nos diferentes níveis de ensino.

O termo meme surgiu com o biólogo Dawkins (1976), quando o pesquisador fez uma analogia com o gene, sob o argumento de que ambos funcionam como replicadores, ou seja, criam cópias de si. Enquanto os genes são replicadores biológicos, pois repassam para gerações futuras uma quantidade de informações que podem durar bilhões de anos, os memes seriam um outro tipo de replicador, sobretudo de ideias, que podem levar a outros tipos de evoluções, como a que acontece nas culturas humanas. O meme é uma “unidade de transmissão cultural, ou unidade de imitação” (DAWKINS, 2007, p. 330).

Os memes, independentemente dos gêneros que ali se realizam, são carregados de valores ideológicos e, assim sendo, as práticas de letramento devem levar o sujeito a uma postura de discernimento, de questionamento, de consciência crítica frente às imagens lidas.

Adaptado de: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36445

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre como os memes podem ser meios de promoção da criticidade?