Leia os textos motivadores.
TEXTO 1
Para debatedores, Brasil ainda tem muito o que avançar na educação profissional e tecnológica
Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE) do Senado, defendeu a educação profissional como “uma condição melhor para organizar a vida dos jovens brasileiros após o ensino médio”.
O senador destacou que ao verificar os índices de oferta de matrículas de educação de jovens e adultos (EJA) integradas à educação profissional e tecnológica (EPT), percebeu o “imenso atraso” social, tecnológico e educacional. Para Marcelo Castro, ainda estamos distantes de alcançar os 25% de ofertas de matrículas nessa modalidade até 2024, conforme prevê a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2020). O relatório de monitoramento do PNE aponta que o percentual de matrículas na EJA integradas à EPT representa irrisório 0,5% no ensino fundamental e 3% no ensino médio.
Fonte: Agência Senado
TEXTO 2
Reflexos no mercado
Diante do quadro de baixa qualificação, as empresas têm diminuído exigências e, ainda assim, enfrentam dificuldades em contratar. Pesquisa divulgada este ano pela Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que, mesmo com o aumento do desemprego, 49% das organizações brasileiras têm vagas, mas não encontram profissionais qualificados. As duas causas mais graves para a não contratação mensuradas pelo levantamento foram a falta de capacitação adequada e expectativas de salários desalinhadas.
TEXTO 3
PROPOSTA
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios do fomento à educação profissional e tecnológica no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.