
Dix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage
Paris : ESF, 1999.
O oficio de professor está se transformando : trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem…
Este livro privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e continuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.
Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar em equipe ; 6) participar da administração da escola ; 7) informar e envolver os pais ; 8) utilizar novas tecnologias ; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão ; 10) administrar a própria formação continua.
Pode-se utilizar este livro como um referencial coerente orientado para o futuro, um guia destinado àqueles que procuram compreender para onde se encaminha o ofício de professor.
ISBN 85-7307-637-2Sumário
Introdução : Novas competências profissionais para ensinar
1. Organizar e dirigir situaçôes de aprendizagemConhecer, para determinada disciplina, os conteùdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagemTrabalhar a partir das representações dos alunosTrabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagemConstruir e planejar dispositivos e seqüências didáticasEnvolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento
2. Administrar a progressão das aprendizagensConceber e administrar situaçôes-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunosAdquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensinoEstabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagemObservar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativaFazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressãoRumo a ciclos de aprendizagem
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciaçãoAdministrar a heterogeneidade no âmbito de uma turmaAbrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vastoFomecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldadesDesenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuoUma dupla construção
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalhoSuscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliaçãoInstituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratosOferecer atividades opcionais de formaçãoFavorecer a definição de um projeto pessoal do aluno
5. Trabalhar em equipeElaborar um projeto em equipe, representações comunsDirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniõesFormar e renovar uma equipe pedagógicaEnfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionaisAdministrar crises ou conflitos interpessoais
6. Participar da administração da escolaElaborar, negociar um projeto da instituiçãoAdministrar os recursos da escolaCoordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceirosOrganizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunosCompetências para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7. Informar e envolver os paisDirigir reuniões de informação e de debateFazer entrevistasEnvolver os pais na construção dos saberes” Enrolar “
8. Utilizar novas tecnologiasA informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino ?Utilizar editores de textoExplorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensinoComunicar-se à distância por meio da telemáticaUtilizar as ferramentas multimídia no ensinoCompetências fundamentadas em uma cultura tecnológica
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissãoPrevenir a violência na escola e fora delaLutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociaisParticipar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da condutaAnalisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aulaDesenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiçaDilemas e competências
10. Administrar sua própria formação continuaSaber explicitar as próprias práticasEstabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continuaNegociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede)Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativoAcolher a formação dos colegas e participar delaSer agente do sistema de formação continua
Conclusão : A caminho de uma nova profissão? Um exercício estranhoDuas profissões em uma ?Profissionalizar-se sozinho?
Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/OUVRAGES/Perrenoud_2000_A.html. Acesso em: 04 de agosto de 2020.