Educação domiciliar

FAG 2019/2

TEXTO 1

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) incluiu na lista de metas para os cem primeiros dias do governo a regulamentação do ensino domiciliar por meio de medida provisória. A prática havia sido considerada ilegal no final do ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Na ocasião, a maioria dos ministros entendeu que, por falta de regulamentação, ela não poderia ser considerada um meio lícito para os pais garantirem o direito dos filhos à educação. Com a medida provisória, irá se regularizar a situação das famílias que ensinam seus filhos em casa. Segundo estimativa divulgada no ano passado pela Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), elas somavam cerca de 7.500 na ocasião. Parte delas é composta por pessoas que discordam da linha educacional oferecida nas escolas por motivos religiosos. Já educadores contrários à medida citam a frequência a instituições educacionais como um direito da criança e enfatizam a escola como um espaço importante de socialização.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/01/bolsonaro-quer-liberar-ensino-domiciliar-por-medida-provisoria-ate-abril.shtml

A partir da leitura do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema: Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?