Governo holandês desenvolve bicicleta inteligente para idosos

Segundo matéria do jornal Exame, o Ministério das Infraestruturas e Meio Ambiente da Holanda está extremamente engajado em criar e impulsionar alternativas ao uso dos carros. O país hoje tem 35 mil quilômetros de ciclovia e pretende investir em bicicletas elétricas e seguras para a terceira idade, bem como em pistas mais bonitas e divertidas para os ciclistas (inclusive inspiradas em obras como Noite Estrelada, do holandês Vincent Van Gogh).

A bicicleta é dotada de radar e câmeras que alertam o ciclista para a presença de obstáculos. Foto: Divulgação/TNO

País das bicicletas, a Holanda dá mais uma pedalada para manter a fama. A Organização Holandesa para a Investigação Científica Aplicada (TNO, na sigla em inglês), com apoio do Ministério de Infraestrutura e Meio-Ambiente, está desenvolvendo uma bicicleta elétrica inteligente voltada para os idosos.

A bicicleta é dotada de radar e câmeras que alertam o ciclista para a presença de obstáculos e veículos próximos por meio da vibração no guidão da bicicleta e no selim. O objetivo é reduzir o número de acidentes entre ciclistas na terceira idade. Dados do Escritório Central de Estatísticas (CBS na sigla em inglês) mostram que em 2013, 184 ciclistas morreram no país devido a acidentes. Destes, 67% (124) tinham mais de 65 anos. Em 2012 morreram 200 ciclistas, a maioria idosos.

A bicicleta pode ser conectada a um tablet para armazenar as informações do percurso e servir como mais um alerta para o ciclista, ao emitir um sinal luminoso na iminência de obstáculo.

Ainda em fase de desenvolvimento, a bicicleta pesa 25 kg, mas os pesquisadores estão trabalhando para deixá-la mais leve. A previsão é que a bike inteligente chegue ao mercado em dois anos, com preço variando entre €$1.700 a €$3.200.

De acordo com o Estudo de Mobilidade Anual, do Ministério de Infraestrutura e Meio-Ambiente, Amsterdam e Utrecht são as cidades que mais utilizam a bicicleta como meio de transporte. Boa parte do crescimento no uso das bicicletas se deve aos modelos elétricos, utilizados em sua maioria pela terceira idade.

Além do desenvolvimento da bicicleta inteligente, a redução de velocidade máxima de 30 km/h para 25 km/h foi proposta pelo governo para auxiliar na redução no número de acidentes e lesões.

Disponível em: http://vadebike.org/2015/01/bicicleta-eletrica-para-idosos-governo-holanda/. Acesso em 17 de agosto de 2020.