Novas tecnologias na saúde: um caminho sem volta?

PUCPR 2019/1

TEXTO 1

CIRURGIA CEREBRAL 3D COMEÇA A SER REALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS”

Cirurgiões norte-americanos estão agora usando videomicroscópios para operar cérebros de pacientes. Os novos dispositivos projetam imagens digitais 3D ampliadas e de alta resolução em uma tela, permitindo que todos na sala de cirurgia acompanhem o progresso da operação em tempo real. 

Os procedimentos neurocirúrgicos são complexos e costumam levar muitas horas. À medida que o tempo passa, o desconforto se transforma em dor. Dores crônicas no pescoço e nas costas são queixas comuns de neurocirurgiões. O novo dispositivo poderia acabar de vez com esses desconfortos. 

[…] 

Para o chefe de neurocirurgia do Massachusetts General Hospital, Bob Carter, usar o videomicroscópio Orbeye durante o procedimento foi como ter os “olhos do Super-Homem”. Embora o hospital esteja avaliando outros dispositivos similares, Carter reconheceu que essa tecnologia é, sem dúvida, ‘o caminho do futuro’.”

Adaptado de: https://futuroexponencial.com/cirurgia-cerebral-3d/

TEXTO 2

“Tecnologias inovadoras em saúde são tendência mundial e no Brasil

Aliar inovação e tecnologia de ponta à área da saúde é uma tendência mundial que se fortalece no Brasil atualmente, disse à Agência Brasil o professor Alex Lucena, do Laboratório de Engenharia de Software do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). “Eu costumo dizer que não tem nada mais importante que a saúde, e a tecnologia hoje vem entrando fortemente nesta área, fazendo com que as pessoas vivam mais tempo, com mais qualidade, melhorando a relação com os cuidados que se tem e os diversos atores, como hospitais, laboratórios, clínicas”, disse Lucena. 

Lucena assegurou que tudo, hoje, permeia a tecnologia da informação e comunicação (TIC). Ele aposta no crescimento do mercado de ‘e-saúde’ no Brasil. O país já tem, salientou, um dos melhores sistemas de telemedicina do mundo no campo público. A utilização de ferramentas tecnológicas na área médica, como o celular, vem contribuindo para salvar vidas, indicou o professor. Por meio do aplicativo ‘WhatsApp’, destacou que a população já vem usando a tecnologia para visitas virtuais a médicos. No Brasil, é necessária uma adaptação à legislação, porque consultas a distância ainda não são permitidas. A legislação brasileira exige que um profissional de saúde esteja junto do paciente. Já nos Estados Unidos, ‘isso é livre’.”

Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/tecnologias-inovadoras-em-saude-sao-tendencia-mundial-e-no-brasil Acesso em 05/02/2018.

Considere os textos 1 e 2 apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo, de modo a refletir sobre o tema: Novas tecnologias na saúde: um caminho sem volta?

Para atender à proposta, seu texto deverá apresentar:

  • tese/ponto de vista bem definido; 
  • argumentos que sustentem seu ponto de vista. 

Sua redação será anulada se você 

  • reproduzir partes dos textos da coletânea; fugir ao recorte temático ou não escrever um texto dissertativo-argumentativo; 
  • apresentar letra ilegível, impropérios, desenhos ou qualquer outra forma de identificação no texto.