O que é rotina?

Leia o texto a seguir, recortado e adaptado do blog Vida Organizada, de Thaís Godinho:

TEXTO 1

“Eu escrevo sobre rotinas há muitos anos no blog e já trouxe algumas definições que até acabaram se tornando padrão para mim. A principal é dizer que rotina não tem a ver com horário, mas com consistência, com frequência, com sequência, com ritmo.

Praticamente todos os dias recebo uma variação da mesma pergunta: o que você faz quando algum imprevisto abala a sua rotina? E, gente, a questão mais importante de todas que a gente tem que ter em mente é que uma rotina abriga inclusive imprevistos. Imprevistos fazem parte da rotina. Uma rotina não é composta apenas por atividades planejadas, mas por atividades planejadas, atividades não planejadas e atividades de organização, reflexão e planejamento. Se, para a sua rotina, você não está levando em consideração esses outros tipos de atividades, isso é uma falha de percepção, não da rotina em si.

Sua rotina hoje pode ser diferente da rotina de amanhã. Quando nosso filho nasceu, minha rotina se resumia a ficar bem para cuidar dele. Na semana seguinte, eram necessidades diferentes. Não adianta eu estabelecer um “padrão” e não ajustá-lo à medida que as coisas vão acontecendo e mudando. A maior característica da rotina é ser mutável e personalizada de acordo com as suas necessidades. Tudo é autoconhecimento”.

Adaptado de: https://vidaorganizada.com/categoria/casa/rotina/

Após a leitura do texto de Thaís Godinho, produza um texto dissertativo apresentando o seu ponto de vista acerca das ideias da autora. Para isso, é fundamental que sua opinião seja apresentada de modo articulado, em um conjunto de ideias claras e consistentes. Ao desenvolvê-la, você pode se valer das reflexões de Godinho, de exemplos pessoais, situações presenciadas, fatos, acontecimentos, enfim, tudo o que possa ajudá-lo a sustentar, de maneira qualificada, o texto.

A versão final do seu texto deve:

1 – conter um título na linha destinada a esse fim;

2 – ter a extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas. Segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.