O que representam as selfies na atualidade?

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

Sampa

“Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho”

Caetano Veloso

Adaptado de: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/41670/

TEXTO 2

O que Sigmund Freud diria sobre nossa obsessão pelas selfies?

Se você for aos lugares mais bonitos do mundo, provavelmente verá pessoas tirando fotos… de si mesmas. E talvez você faça o mesmo.

A palavra selfie foi aceita pelo Oxford English Dictionary, um dos mais importantes da língua inglesa, em 2013 e rapidamente se tornou a palavra do ano.

Apesar do neologismo, as selfies são tão antigas quanto a fotografia. Acredita-se que a mais antiga selfie seja do americano Robert Cornelius, que, aos 30 anos, tirou uma foto de si próprio do lado de fora de sua loja de lâmpadas na Filadélfia. Mas por que nós usamos uma tecnologia tão inovadora que é a fotografia para captar imagens que podemos ver todos os dias no espelho?

E quem poderia explicar melhor as peculiaridades humanas se não Sigmund Freud?

Freud, o pai da psicanálise, popularizou várias ideias, como a do ego, superego e inconsciente. Um de seus conceitos mais famosos é o do narcisismo, o amor desproporcional por si mesmo.

Na mitologia grega, um jovem chamado Narciso viu seu reflexo na água e passou tanto tempo admirando sua própria beleza que se isolou do resto do mundo. Finalmente, ele se afogou tentando abraçar sua própria imagem.

As selfies nos mostram em nossos melhores momentos, que são cuidadosamente montados e manipulados. Assim, diariamente somos bombardeados por imagens de outras pessoas que têm vidas e corpos aparentemente perfeitos. Estudos recentes mostram que essa exposição excessiva nos enchem de inveja e criam sentimentos de isolamento, insegurança e inadequação.

Nas palavras de Freud, nos tornamos mais neuróticos: “O objetivo da psicanálise é aliviar as pessoas de sua infelicidade neurótica, de modo que elas possam ser infelizes comuns”. Então, da próxima vez que você apontar a câmera para si próprio, lembre-se de Narciso e tente focar também seus amigos. Além disso, pode contar com Freud.

Tomás Chamorro-Premuzic, psicólogo

Adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47769250

TEXTO 3

Selfies e redes sociais estão promovendo uma sociedade narcisista.

Para Marcelo Veras, psicanalista e membro da Associação Mundial de Psicanálise, o grande número de jovens solitários é reflexo de pessoas cada vez mais próximas do celular e distantes umas das outras. “Existem vários trabalhos mostrando que a rede social nos separa das pessoas e do contato presencial, que é fundamental para a experiência humana. Isso é algo que vem acontecendo muito precocemente na vida dos indivíduos”, explicou Veras, que falará sobre o tema no TEDxRio. Em entrevista a ÉPOCA, o psicanalista comenta sobre os problemas psicológicos gerados pelas redes sociais e explica como usá-las de uma forma menos prejudicial.

Quais podem ser as consequências desse aumento da solidão?

Elas são muitas. Primeiro que isso vem mascarado pela promessa de felicidade que as redes sociais despertam a partir do momento em que mobilizam nosso narcisismo. Por exemplo, todos nós postamos no Instagram nossas fotos mais bonitas, com filtro e sorrindo. Mas nós somos, na verdade, as 60 fotos que não postamos, aquelas com coentro no dente e com celulite aparecendo. Nós somos essas fotos que não postamos. Isso faz com que cada vez mais criemos uma geração dependente do narcisismo e de falsas promessas de felicidade. Isso traz um sofrimento porque nos torna cada vez mais reféns da aprovação dos outros para sermos felizes. Essa aceitação do outro acontecia no âmbito familiar, mas, hoje em dia, as redes sociais fazem com que a nossa segurança esteja na mão de desconhecidos. A gente fica refém de curtidas de pessoas de quem, na maioria das vezes, não sabemos nada a respeito.

Adaptado de: https://epoca.globo.com/entrevista-selfies-redes-sociais-estao-promovendo-uma-sociedade-narcisica-23772731

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema o que representam as selfies na atualidade?