Os impactos culturais da Netflix como mudança de hábito

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

Se mudamos a forma de consumir as coisas, talvez seja porque mudamos o nosso comportamento de forma geral, que é cada vez mais acelerado e ansioso. Como todos sabemos, já que não paramos de ver manchetes sobre isso a todo tempo, a ansiedade e a depressão são os males do século. Grande parte da origem desse mal psicológico é o excesso de informações, que causa aquela constante sensação de que não vamos dar conta de tudo o que temos que fazer e saber. E, de fato, é muito difícil nos policiarmos para fazer uma coisa por vez e entendermos que a mensagem do Whatsapp não precisa ser respondida no momento exato em que foi recebida.

Adaptado de: http://todavia.cc/relacionamento/geracao-netflix/

TEXTO 2

“A Netflix tem inúmeras qualidades. Ninguém questiona a forma pela qual a companhia conseguiu usar a tecnologia a favor de um serviço e como ela consegue incorporar os novos hábitos de consumo de pessoas. Mas a estratégia definida pela empresa para construir a sua imagem é destruidora para o valor da indústria. Ninguém é capaz de fornecer uma qualidade tão grande de filmes, séries e produções a um custo tão baixo como a Netflix faz”, analisa Alberto Pecegueiro, diretor da Globosat.

Adaptado de: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/07/30/netflix-destroi-a-geracao-de-valor-da-industria-diz-diretor-da-globosat.html

TEXTO 3

Empresa de mídia mais valiosa do mundo – chegou a valer US$ 153 bilhões em maio, superando a Disney –, a Netflix se tornou um oponente de peso ao hábito da leitura. Parece absurdo, não? Entretanto, essa é a mais pura verdade. Uma pesquisa conduzida em maio de 2018 pela Associação de Editores e Livreiros da Alemanha aponta que de 2013 para 2017, o número de pessoas que compraram livros no país caiu 18%. De acordo com Alexander Skipis, executivo da organização, as séries dignas de maratona, sobretudo, estão atraindo muita gente para os serviços de streaming e “roubando” o tempo dedicado à leitura.

No grupo que dedica mais de três horas ao dia à leitura – pessoas entre 20 anos e 50 anos – a queda sobe de 24% para 37%. Se considerarmos o tempo dedicado às redes sociais, ao trabalho e às séries, naturalmente, sobra pouco tempo para a leitura.

Adaptado de: https://primaveraeditorial.com/netflixeleitura/

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema os impactos culturais da Netflix como mudança de hábito. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

A versão final do seu texto deve:

1 – conter um título na linha destinada a esse fim;

2 – ter a extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas. Segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.