Os rituais religiosos e o homem contemporâneo.

(PUCRS) Verão 2017

Qual a situação atual em relação ao aspecto ritualístico das religiões? O religioso praticante toma parte nos vários rituais da sua igreja, e, indubitavelmente, este fato constitui uma das razões mais significativas da sua ida à igreja. Devido ao fato de que existe muito pouca oportunidade para o homem moderno participar em conjunto de ações de devoção, qualquer forma de ritual exerce tremenda atração, mesmo que alienada dos sentimentos e anseios mais significativos da nossa vida diária.

Adaptado de: FROMM, Erich. Psicanálise e religião. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Livro Ibero-americano Ltda., 1966, pp. 125-139. Disponível em: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1017#.V8yTNTWPFII. Acesso em 04 setembro de 2016.

Considerando o excerto acima e as características da vida moderna, apresente seu ponto de vista sobre o esvaziamento do real significado dos rituais religiosos que fazem parte da história da humanidade, não importando a crença de origem.
Analise as causas e as consequências desse esvaziamento e fundamente seu posicionamento com dados da realidade que julgar relevantes para a argumentação.