Poluição visual nas metrópoles brasileiras.

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema a poluição visual nas metrópoles brasileiras.

TEXTO 1:

A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população. Esse processo é caracterizado como poluição visual. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-visual.htm. Acesso em 11 de novembro de 2020.

TEXTO 2:

TEXTO 3:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realiza ao longo desta semana ações de  fiscalização de combate à poluição visual na avenida Protásio Alves. Durante a ação de qualificação da paisagem urbana, os agentes da Unidade de Fiscalização Ambiental (Ufisc)  recolheram 25 veículos de divulgação, entre faixas e cavaletes, expostos irregularmente. Novas intervenções serão feitas na quinta e sexta-feira. 

A grande quantidade de elementos de comunicação visual, como cartazes, anúncios, faixas e cavaletes gera poluição. “As propagandas irregulares escondem a arquitetura original da cidade, geram cansaço visual e enfeiam a paisagem urbana, gerando aspecto de sujeira”, ressalta o secretário Maurício Fernandes, complementando que o trabalho está focado em “promover o bem-estar paisagístico e ambiental e proteger o patrimônio”.

A Ufisc recolheu 8,3 toneladas de banners, cavaletes, faixas e placas instalados irregularmente nas ruas da cidade no decorrer de 2018.

Reciclagem – Os cavaletes e placas em bom estado de conservação ficam depositados na Smams por 30 dias após o recolhimento. Caso algum proprietário queira solicitar o material,  há prazo de 15 dias para apresentação de defesa. As faixas e banners removidos foram encaminhados ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para reciclagem.

Fonte: https://prefeitura.poa.br/smams/noticias/acao-de-combate-poluicao-visual-e-realizada-na-protasio-alves