IFSuldeMinas 2016
TEXTO 1
Pragas urbanas são espécies de animais que invadem o ambiente urbano e provocam danos à saúde humana, podendo picar, morder, danificar alimentos e objetos […] também são consideradas vetores quando transmitem uma determinada doença ao homem.
[…]
As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando este mantém ambientes sujos e depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destacam-se as baratas, os pombos, as formigas e os roedores.
Disponível em: ambientes.ambientebrasil.com.br
TEXTO 2
Milhares de espécies de animais têm papel importante nos ecossistemas, contribuindo efetivamente para tornar os ambientes saudáveis. Além disso, em muitos casos, a presença de determinadas espécies endêmicas (oriundas daquela região) é fundamental para manter o ambiente controlado.
São considerados pragas, os animais que em diferentes situações possam gerar: doenças, ameaças à saúde [e ao] bem estar e prejuízo econômico.
Disponível em: www.biopolis.com.br
TEXTO 3
Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas. Mas outros fatores também podem ocasionar o surgimento de uma praga. Um desequilíbrio ambiental, como um desmatamento, por exemplo, pode eliminar diversas espécies de plantas, acabando por destruir, também, o habitat de diversos predadores, como morcegos e aves. Estes, por necessitarem de mais alimento, tendem a sentir primeiro o impacto desse desequilíbrio, podendo fazer com que a população de insetos, suas presas, aumente de forma a se tornar uma praga.
Disponível em: www.infoescola.com
TEXTO 4
Agentes combatem o caramujo africano em Passos
Agentes do Núcleo de Zoonoses estão percorrendo os bairros de Passos para combater o caramujo africano. O molusco foi trazido para o Brasil para ser comercializado como o escargot. Mais tarde, descobriu-se que a espécie africana não é comestível.
[…]
Apesar de não haver casos notificados de contaminação pelo molusco no país, o caramujo é um transmissor de duas doenças graves que atacam o sistema nervoso e o intestino. São as chamadas Angiostrongilíase Meningoencefálica Humana, que têm como sintomas dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso; e a Angiostrongilíase Abdominal, que causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal.
Disponível em: www.lavras24horas.com.br
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema problemas relacionados às pragas urbanas, apresentando proposta de intervenção.