Leia os textos motivadores.
TEXTO 1
De acordo com pesquisa da CNC, o índice atingiu 62,7% em abril, maior nível desde setembro de 2015; confira razões e impactos à economia brasileira.
O endividamento das famílias subiu pelo quarto mês consecutivo em abril, atingindo 62,7%, o maior patamar desde setembro de 2015 (63,5%). Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta terça-feira (7).O percentual de famílias inadimplentes também subiu na comparação mensal que leva em conta o período entre abril e março deste ano, passando de 23,4% para 23,9%, apesar da queda em relação a abril de 2018, quando a inadimplência atingiu 25%. (…) As famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas avançou de 9,4% para 9,5% em abril, reunindo as altas da inadimplência e dos próprios débitos. A pesquisa indica que o endividamento, que abrange a maior parcela da população brasileira, incide mais sobre a população de renda mais baixa e classe média. (…) O cartão de crédito foi, para 77,6% dos entrevistados, a principal razão da dívida, seguida por carnês, citados por 15,3%, e financiamento de carro, para 10,0% dos abordados.
TEXTO 2
Mais da metade das famílias brasileiras começam 2019 endividadas.
Adaptado de: https://jornalggn.com.br/noticia/mais-da-metade-das-familias-brasileiras-comecam-2019-endividadas/g
TEXTO 3
Escolas têm até o fim do ano para implementar Educação Financeira
A partir de dezembro de 2019, todas as escolas brasileiras devem estar completamente adaptados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma dessas diretrizes diz respeito à resolução de problemas dentro do contexto da Educação Financeira. Segundo a BNCC, no ensino agora “podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos”. Além disso, a Base também diz que essa abordagem “favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”.
Adaptado de: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/escolas-tem-ate-o-fim-do-ano-para-implementar-educacao-financeira/
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema qual a importância da educação financeira na vida do cidadão?