Recorte e colagem em trabalhos escolares

(PUCRS) Inverno 2017

Conforme sustentam alguns estudiosos do assunto, as pesquisas escolares apresentadas como simples cópias de textos têm origem em uma série de fatores ligados diretamente à atuação do professor.

Sendo assim, a origem do problema da metodologia de copiar e colar empregada pelos alunos não está em uma “falha de caráter dos alunos”, na sua “preguiça de ler e resumir” ou na “facilidade com que se pode copiar e colar textos inteiros ou excertos e imagens da Internet”, mas sim na incapacidade do professor de propor, apoiar, acompanhar e participar com o aluno de pesquisas em que a cópia pura e simples não atenda aos requisitos previamente definidos na tarefa.

Adaptado de: CAMARGO, Orson. “Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/ctrl-c-ctrl-v-plagio-escolar.htm. Acesso em 15 de abril de 2017. 

Você deverá analisar as afirmações acima do ponto de vista do aluno, considerando-as coerentes, ou não, com a realidade escolar da qual é oriundo(a). Para dar consistência ao texto, fundamente seu ponto de vista com argumentos plausíveis.