Reflexão sobre o erro

TEXTO 1

Erro não é pra ser punido, erro é pra ser CORRIGIDO, o que deve ser punido é a negligência, desatenção e descuido e sabe porque?

O erro faz parte do processo de acerto, o erro faz parte da tentativa de inovação, o erro faz parte da procura de construir algo que vem para melhor. Nenhum e nenhuma de nós é imune ao erro.

A clássica frase errar é humano, ela não é uma justificativa, ela é uma explicação. Significa, entre outras coisas, que nós somos sim capazes de errar, mas insisto, erro não é para ser punido e sim corrigido. Corrija esse erro de maneira que aquele ou aquela que errou faça direito da próxima vez. Repito que o que devemos punir é negligência, desatenção e descuido.

Não haveria inovações na vida humana, não haveria invenções como as que temos se o erro não tivesse ali o seu lugar. Ai você diria, então nós aprendemos com os erros? NÃO…Nós aprendemos com as correções dos erros, se nós aprendêssemos com os erros o melhor método pedagógico seria ir errando bastante.

A erros que são fatais, a erros que são terminais, então ele não é um método pedagógico, no entanto, claro, o grande Einstein dizia isso e isso nos ajuda a refletir e ele dizia que tolo é aquele que faz tudo sempre do mesmo jeito e quer resultados diferentes. Nesse sentido é curioso como algumas pessoas rejeitam o lugar do erro. Não é para trazer o erro e elogiá-lo, mas é para admiti-lo na nossa condição do dia a dia.

Quantas vezes na escola ao acertar se colocava um c pequenininho e quando errava se colocava um I (i) em vermelho grandão valorizando algo que tenha de ser corrigido e não punido… É tempo para o conhecimento.

Adaptado de http://blogdoeloiltoncajuhy.com.br/site/reflexao-o-erro-por-mario-sergio-cortella/

Após a leitura do texto de Mario Sergio Cortella, produza um texto dissertativo apresentando o seu ponto de vista acerca do texto. Para isso, é fundamental que sua opinião seja exposta de modo articulado, em um conjunto de ideias claras e consistentes. Ao desenvolvê-la, você pode se valer das reflexões do autor, de exemplos pessoais, situações presenciadas, fatos, acontecimentos, enfim, de tudo o que possa ajudá-lo a sustentar, de maneira qualificada, o texto.

INSTRUÇÕES

A versão final do seu texto deve:

  • conter um título na linha destinada a esse fim;
  • ter a extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas. Segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.