TEXTO 1
72% das pessoas não gostam do seu trabalho, aponta pesquisa
O consultor indiano e professor da universidade americana Harvard Raj Sisodia disse em palestra, durante evento em São Paulo, que pesquisa da Gallup no mundo mostra que 72% das pessoas não gostam do próprio trabalho. Desse total, 18% estão “ativamente desengajadas”, destacou o professor, e têm interesse em prejudicar a própria empresa em que trabalham. Segundo a pesquisa apresentada durante a palestra, essa taxa de “completamente desengajados” varia de 18% a 20% – equivalente a uma em cada cinco pessoas. “As pessoas precisam trabalhar num lugar de que gostem. Pesquisas mostram que a maioria dos ataques cardíacos acontece na manhã de segunda-feira. Isso é um sinal de que há algo errado”, disse Sisodia, precursor do chamado “Capitalismo Consciente”. Aqueles considerados engajados variam dentro de uma taxa de 28% a 30% – nos últimos cinco anos, o índice não passa de 30%
Adaptado de www.economia.uol.com.br/ Acesso em 15/8/2014
TEXTO 2
TEXTO 3
“Sofremos com alguns enganos consagrados, como: ‘O trabalho enobrece.’ O trabalho não enobrece, pode dar sentido à vida, a sustentar uma existência digna, ou pode embrutecer. O que nos enobrece são pensamentos e atos nobres, o que é difícil.”
LUFT, 2014, p. 79
TEXTO 4
“Minha mãe sempre dizia: ‘Deus protege quem trabalha.’”
“É isso aí…”
“Acho que eu vou dar um jeito na minha vida. Chega de desentupir privada. Isso não é trabalho para uma pessoa decente.”
“Todo trabalho é digno”, eu disse.
“Ficar mexendo com a bosta dos outros…”
“Laboratório também mexe”, eu lembrei.
“Essa noite nem dormi”, ele continuou sem me escutar. “Nós passamos a noite fazendo planos, eu e a Sula.”
VILELA, 2013, p. 71
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Desafios para melhorar as relações de trabalho no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.