Serviços de assistência social no Brasil

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

A Assistência Social

É uma política pública da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

Fonte: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/assistencia-social

TEXTO 2

Desde a era industrial até o estabelecimento da Carta Magna de 88, a Assistência Social teve uma característica esmolada. Sua história é marcada por lutas e grandes conquistas, transitando entre a simples doação de esmolas para um sistema único no país que hoje garante o direito à proteção social para todos os cidadãos que dela precisar.

Da criação da LBA (Legião Brasileira de Assistência) à fundação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), muitas mudanças contribuíram para que 100% dos municípios brasileiros tivessem acesso aos serviços da Assistência Social, e para que milhares de pessoas saíssem da linha de pobreza.

Os desafios daqui em diante

A história da Assistência Social já está beirando os 80 anos desde seu início no Brasil. Os primeiros 50 foram simbolizados pelo “faz de tudo um pouco”, da ajuda e da falta de especificidade. Nos últimos 30 anos passou a ter uma característica protetiva, transitando para o campo dos direitos.

Ainda nos deparamos com inúmeros desafios. Muitos usuários acreditam que a AS é caridade, o governo não cumpre a CF/88 na íntegra, além, é claro, de uma crise de gestão financeira alarmante, que segundo o Banco Mundial, fará com que milhares de brasileiros fiquem abaixo da linha de pobreza.

Outro ponto de atenção é para o aumento na população de idosos, migrantes e refugiados, que exigirá políticas públicas específicas para o atendimento desses grupos.

Mesmo com tantas adversidades, o avanço e as melhorias foram inúmeros ao longo da história. Foram criadas leis, políticas e um sistema único para que a Assistência Social saísse do campo da doação de esmolas e garantisse o direito do cidadão de proteção social.

Essas conquistas precisam ser mantidas e melhoradas para os próximos anos e para as próximas gerações, e para que isso aconteça, precisamos continuar lutando por elas.

Adaptado de https://blog.portabilis.com.br/historia-da-assistencia-social/

TEXTO 3

A seguridade social é definida na Constituição Federal, no artigo 194, “como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. É, portanto, integrante do sistema de seguridade social no Brasil, juntamente com as políticas de previdência social e de saúde.

Adaptado de https://regilainesantos.jusbrasil.com.br/artigos/323125229/a-politica-de-assistencia-social-no-brasil-e-os-sistemas-de-protecoes-do-sistema-unico-de-assistencia-social-suas

PROPOSTA

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como promover serviços de assistência social à população brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.