Sistema prisional brasileiro.

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

Adaptado de: https://aosfatos.org/noticias/cinco-fatos-sobre-o-sistema-prisional-brasileiro/

TEXTO 2

Com um grande elenco, liderado pelo cantor e ator Seu Jorge, a série “Irmandade” tem oito episódios. A história gira em torno dos personagens Edson (Seu Jorge) e Cristina (Naruna Costa), moradores de uma favela de São Paulo, irmãos que se separam após Edson ser preso ainda muito jovem, em meados da década de 1970, por tráfico de drogas.

Enquanto Cristina batalha para se tornar uma advogada respeitada, seu irmão mais velho, preso há 20 anos, se organiza no presídio e lidera a criação de uma violenta facção criminosa, batizada de “Irmandade”, com o intuito de manter os direitos mínimos dos colegas de cárcere e lutar contra a tortura que corre solta no local, estabelecida pelos agentes da lei.

Adaptado de: https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/s%C3%A9rie-irmandade-sobre-a-ascens%C3%A3o-de-uma-fac%C3%A7%C3%A3o-criminosa-estreia-dia-25-na-netflix-1.373040

TEXTO 3

Segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 35 anos ocorreram cerca de 1,5 milhão de assassinatos no Brasil, o que levou o país à condição de campeão mundial em homicídios. Segundo a pesquisa, possivelmente haverá aumento da criminalidade no país até o ano de 2023, devido a alguns fatores, como população jovem, alta desigualdade social e alta prevalência de armas em circulação.

Ademais, há no Brasil um problema de superpopulação carcerária. Segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), em 2016 o número de pessoas privadas de liberdade no Brasil ultrapassou a marca dos 700 mil. Assim, ocorreu um aumento de 707% das pessoas privadas de liberdade em relação aos registros da década de 90.

A construção de novos presídios não acompanha o aumento da população carcerária. Em um espaço que deveria custodiar 10 pessoas, existem por volta de 19 indivíduos encarcerados. Ressalte-se, ainda, que, do total de pessoas presas no país, aproximadamente quatro entre dez (40%) estavam presas sem ainda terem sido julgadas (Depen, 2016).

Adaptado de: https://www.cartacapital.com.br/blogs/conjunturando/o-sistema-penitenciario-brasileiro-e-mais-uma-chacina-em-altamira-pa/

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema sistema prisional brasileiro, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.