Uma experiência coletiva sem precedentes na história da Humanidade.

Vamos passar muito tempo ainda tentando entender como fomos modificados pela pandemia.

CLÁUDIA LAITANO

Todo mundo já sonhou que perdeu os dentes ou que saiu de casa sem os sapatos ou que obstáculos absurdos tornavam impossível chegar a um determinado lugar ou cumprir uma tarefa. São sonhos universais, provavelmente ligados à maneira como nosso cérebro se prepara para reagir a situações que mobilizam emoções profundas.  

Além desses, mais comuns, tenho outro tipo de sonho recorrente: o da surpresa que vem dos céus. Já sonhei com cavalos alados, com noites de duas luas e com uma deslumbrante Aurora Boreal aqui mesmo em Porto Alegre. Infelizmente, essas superproduções noturnas são exceções. Na maioria das vezes, o que desaba do céu sobre a minha cabeça são más notícias: um avião que explode no ar bem perto de onde eu estou, um meteoro gigante crescendo no horizonte, uma explosão nuclear não muito longe da minha janela. 

Não tive nenhum desses sonhos apocalípticos durante a pandemia, que eu me lembre, mas 2020 se encarregou de materializar essa sensação de pesadelo compartilhado. O que vivemos juntos nos últimos meses foi uma experiência coletiva sem precedentes na história da Humanidade e vamos passar muito tempo ainda tentando entender como fomos modificados por ela. Enquanto isso, aquilo que não conseguimos assimilar completamente com a razão vai virando arte – ou sonho.

Adaptado de: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/claudia-laitano/noticia/2020/12/uma-experiencia-coletiva-sem-precedentes-na-historia-da-humanidade-ckixrsbtu0000019wwpijm4py.html

Após a leitura do texto de Cláudia Laitano, produza um texto dissertativo apresentando o seu ponto de vista acerca dos impactos da pandemia para o indivíduo e para o coletivo. Para isso, é fundamental que sua opinião seja exposta de modo articulado, em um conjunto de ideias claras e consistentes. Ao desenvolvê-la, você pode se valer das reflexões da autora, de exemplos pessoais, situações presenciadas, fatos, acontecimentos, enfim, de tudo o que possa ajudá-lo a sustentar, de maneira qualificada, o texto.

Instruções:

A versão final do seu texto deve:

1 – conter um título na linha destinada a esse fim;

2 – ter a extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado -, e máxima de 50 linhas. Segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.