Violência doméstica

Leia os textos motivadores.

TEXTO 1

Fonte: http://www.compromissoeatitude.org.br/importancia-da-producao-de-dados-e-informacoes-sobre-violencia-contra-as-mulheres/

TEXTO 2

TEXTO 3

Lei Maria da Penha

A lei define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. A lei indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

Com a Lei Maria da Penha, o juiz e a autoridade policial (em situações especificadas previstas em lei) passaram a ter poderes para conceder as Medidas Protetivas de Urgência.

►Algumas são voltadas à pessoa que pratica a violência, como por exemplo:

• Afastamento do lar

• Proibição de chegar perto da vítima ou de frequentar determinados locais

• Suspensão de porte de armas

►Outras medidas são voltadas à mulher que sofre violência, como por exemplo:

• Encaminhamento dela e dos filhos para programas de proteção e afastamento da casa, sem que perca seus direitos em relação aos bens do casal.

Fonte http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf

PROPOSTA

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Violência doméstica”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.